segunda-feira, 22 de novembro de 2010

DEPOIEMENTOS DOS CONCLUDENTES DO CURSO - 2010

ROSILDA BRITO


“Precisei superar aquela fase de ansiedade para dominar o uso das tecnologias, pois era algo que me assustava bastante. Ao término deste curso, com o apoio dos colegas da turma e da orientadora, sinto-me capaz de pesquisar nos sites educativos, planejar atividades e proporcionar aos educandos a utilização de práticas inovadoras onde a Tecnologia da Informação vai ao encontro da integração entre as pessoas, em busca do acesso e da criação do conhecimento.”



ANTONIA PONCIANO
“Ao longo deste Curso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), vários foram os meus aprendizados: primeiramente tomei consciência do papel da tecnologia na vida cotidiana; compreendi como ocorre a construção do conhecimento na sociedade da informação e como inserir essas novas tecnologias em minha prática pedagógica, contribuindo para a qualidade da educação. Aprendi enfim, um conjunto de informações acerca das novas tecnologias que me ajudaram a conhecer melhor o mundo da Internet, algumas ferramentas que nunca tinha utilizado, tais como blog e Wikipédia; aprendi a utilizar esse conjunto de ferramentas em minhas aulas para torná-las interessantes e atrativas, possibilitando aos alunos diferentes momentos de construção do conhecimento. Posso dizer que foi um curso proveitoso, interessante e sem dúvida bastante útil tanto para minha vida pessoal quanto profissional.”


JAMES SANTOS
“Durante todo o curso, com todas as dificuldades encontradas para chegar até o local do curso NTE, procurei valorizar todos os momentos que estive presente com a professora, nas aulas presenciais. Foi para mim, de suma importância ter participado desse curso, porque eu estava precisando realmente desses conhecimentos que adquiri durante esses quatro meses, deu-me a oportunidade de aprender como utilizar as tecnologias na educação sem causar prejuízo a aprendizagem dos alunos, mostrou-me como trabalhar com esse recurso a mais, de forma correta, proporcionando aos alunos momentos em que o aluno possa aprender de forma muito mais prazerosa e dando a oportunidade ao discente de construir seu próprio conhecimento. Espero que outros cursos como esse voltado para Tecnologia e Educação, apareçam novamente, porque quanto mais aprendemos, mais sentimos necessidade de inovar, atualizar e ampliar nossos conhecimentos. Portanto, vou procurar da melhor forma possível aplicar, por em prática todos os conhecimentos que aprendi durante esses quatro meses de curso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as (TIC), seja como professor regente ou não, seja aqui ou em qualquer lugar de nosso País, porque o bom profissional, não atém conhecimentos só pra si, mas leva, transmite a todas as pessoas que dele precisam, transmitindo-os de forma competente e segura. Quero agradecer a professora por seu empenho e dedicação durante todo o curso, nos trouxe ótimas informações que, com certeza irei guardar comigo pra sempre e compartilhar quando necessário com os colegas de profissão. Valeu muito a pena ter persistido até o final, contribui bastante para minha vida profissional, e estou pronto para o próximo desafio que vier pela frente.”
LUCIANA
“O curso TIC (100 hs) foi mais uma etapa do meu processo contínuo de crescimento, como pessoa, como professora. Sei que ainda virão outras etapas, porém, esta me fez aprender muito. A realização desse curso tinha dentre os objetivos aprendermos a utilizar as tecnologias na sala de aula de maneira adequada. E com certeza, diante das trocas de experiências e o que nos foi passado na teoria e experimentado na prática seremos seguramente professores diferentes. Aprendemos que existem várias maneiras de introduzir as linguagens da mídia em sala, basta o educador improvisar e ser criativo. O que não pode ocorrer é o professor ignorar o fato de a tecnologia digital fazer parte do dia-a-dia do aluno. Os recursos tecnológicos são armas fundamentais para tornar as aulas mais instigantes e apreciadas. Gostaria de agradecer a professora Janete Lopes pela competência ao nos passar os conteúdos e a paciência dispensada a todos os alunos no decorrer do curso. Aprendi que a tecnologia é uma importante ferramenta na e para construção do conhecimento.”


CONCEIÇÃO
“Para mim foi um prazer participar do Curso TIC (100 HS),pois aqui tive a oportunidade de refletir sobre o uso das tecnologias no contexto educacional , mais especificamente na sala de aula, no que diz respeito a inovação que a prática docente precisa efetivar.Assim sendo, tive a oportunidade de aprender a lidar com as pesquisas e inovar as aulas utilizando os meios tecnológicos, como também desenvolver aulas atraentes com a utilização de áudios,vídeos e animações, na qual os alunos respondiam atentamente ao meio utilizado (computador), e assim ficavam motivados a executar suas tarefas. Dessa forma, cresci como profissional e acredito que hoje possuo um olhar diferente no que se refere aos meios tecnológicos e acredito que todo profissional precisa incrementar na sua prática, pois essa ferramenta precisa estar a nosso dispor no processo de ensino - aprendizagem, pois nos trás resultados surpreendentes e eficazes. Assim sendo, gostaria de agradecer a formadora do curso professora Janete Lopes que sempre esteve a nos incentivar com suas mensagens, como também aos colegas do curso.”


NÚBIA
"A participação do curso das Tecnologias da Informação para mim foi de grande valia, representou um grande passo na minha vida, e na minha formação enquanto professora, aprendi que a tecnologia é uma importante ferramenta e se for bem utilizado pode ser um instrumento que vem a facilitar o processo de formação dos alunos e dos professores. A escola deve evoluir, deve buscar sempre o aprimoramento, a evolução utilizar o uso das novas linguagens, das novas formas de interagir, de estudar, de conviver. Aprendi muito e tenho certeza que irá ser transformador me auxiliando em vários aspectos e setores da minha vida, verei o uso das tecnologias de uma forma mais próxima e positiva. Terei também uma nova forma de perceber o papel do professor diante do uso das TICs, percebendo que o mesmo é um facilitador da aprendizagem e que a tecnologia pode contribuir e muito para esse processo. Gostaria de agradecer em especial a professora Janete que sempre nos ajudou, contribuindo, facilitando a nossa aprendizagem, sendo uma amiga e companheira nas horas difíceis, nas dúvidas e dificuldades, nos incentivando a nunca desistir de nossos sonhos. Agradeço aos meus colegas de turma pele companheirismo amizade, força auxílio nas atividades, desejando que todos possam ter sucesso nessa caminhada.”


GILSIMAR
”O curso TICs para mim, foi bastante proveitoso, pois apartir de então pode refletir sobre a minha prática pedagógica e entender a infinidade de recursos tecnológicos que temos à nossa disposição para podermos dinamizar a nossa aula. Nossa! é o máximo!!!Também foi possível compreender a importância das tecnologias no currículo escolar, ou seja, em todo o processo de ensino e aprendizagem. Além do mais, podemos perceber a necessidade que há de trabalhar com as mesmas juntamente com os alunos, pois facilita a assimilação dos conteúdos através de diversas fontes de pesquisas e buscas de novas informações. Portanto, vale enfatizar que a escola atual precisa urgentemente estar adaptada com as novas formas de realizar os conhecimentos de ensino na escola. E para isso, o professor também deve estar preparado e capacitado para lidar com essa nova forma de executar o ensino no sistema escolar. Quero ainda agradecer o autor dessa ferramenta tão importante no âmbito educacional para que a educação possa cada vez mais evoluir. Agradeço a prof. formadora Janete pelo empenho nessa formação e pela paciência que teve com nós cursista em estar tirando as nossas dúvidas e aplicando esses novos conhecimentos. Valeu pela força e a coragem. É dessa forma que se faz educação. "Ensinando e aprendendo".
MICHELE
“O curso de Tecnologias na Educação foi gratificante para mim enquanto cursista e profissional na área da educação. Vivemos na era da tecnologia, onde temos que tomar consciência do papel que a tecnologia tem nas nossas vidas cotidianas. Aqui tive o prazer de aprender como estar usando as mídias em sala de aula, fazendo com que meu aluno tenha prazer em aprender e acima de tudo contribuindo para a qualidade da educação e a inclusão dos jovens nesse processo tecnológico. Além de tudo isto, tive a oportunidade de aprender a planejar diferentes situações focadas na aprendizagem dos alunos, levando-os à construção do conhecimento, à criatividade, e, sobretudo, a formação intelectual de nossos alunos. Gostaria de agradecer em especial a professora Janete, pela paciência e persistência em me ajudar nas atividades e por não ter me deixado desistir do curso. Colegas, parabéns por mais uma vitória. Isso só vem a nos engrandecer enquanto profissionais que somos!”

RUTE PEREIRA
“Esse curso foi de extrema importância para mim e certamente terá grande influência em minha carreira como educadora. Fez-me rever minha prática pedagógica. Através dele compreendi que a tecnologia pode ser aliada, e importante instrumento de ensino que, quando utilizado de forma correta, buscando o aprimoramento do rendimento escolar, pode gerar bons resultados no âmbito educacional. Além disso, a própria escola deve reconhecer que é necessária a adesão de novas práticas metodológicas em sala de aula, para que haja assim, evolução. A introdução de novas linguagens, de novos modelos de ensino, permite ampliar visões quanto à forma de lecionar. E é através desse processo de troca de informações, e construção de conhecimento que se dá o verdadeiro aprendizado. Essa foi uma experiência que abriu-me portas rumo a novos conhecimentos, os quais irei buscar colocar em prática.”


NILEIDE
“Tive a oportunidades de aprender e aprofundar a minha pratica pedagógica e conhecer melhor o mundo da internet, e varias outras ferramentas, como fazer blog, visitar a Wikipédia. Enfim, foi um curso prazeroso para meu conhecimento profissional.Foi muito interessante, pois aprendi e tirei muitas duvidas com minhas colegas.Tenho certeza que com a chegada das Tics a escola possa interagir cada vez mais para a formação de alunos conscientes de seu papel social e que os mesmos possam estar preparados para atuar no mercado de trabalho.”

ADRIANA
"Participar do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) foi mais uma experiência pessoal e profissional maravilhosa. O que me motivou participar desse curso foi à necessidade de aprender, conhecer, enriquecer e aprofundar sobre as novas tecnologias voltada para a educação. As aprendizagens foram significativas e me possibilitou inovação no meu fazer pedagógico, promovendo um ensino mais eficiente e de qualidade em sala de aula.
Destaco como aspectos positivos nesse curso: trabalho de grupo, interação com os colegas através do fórum, o desenvolvimento das atividades, superação dos medos e desafios, novas descobertas e aprendizagens, organização do tempo para estudo, participação nos encontros, relação de apoio da professora Janete que foi mediadora e motivadora durante todo o processo de formação.
Todos os conhecimentos e aprendizagens me possibilitaram compreender que no atual contexto educacional, nós, professores precisamos conhecer os recursos tecnológicos e inseri-los em sala de aula com objetivo de melhorar o processo educativo.
Muitas coisas aprendi, mas sei que ainda tenho muito para aprender sobre as tecnologias no contexto educacional, mas sei que o processo de aprendizagem é contínuo e permanente. Assim finalizo minhas considerações com esta frase: “Não se compreende todo o caminho num grande e único passo: novas estradas se abrem quando se persiste no caminhar” (GANDIN, 1999)."